6 conhecimentos de Produção de Áudio para trabalhar com Games

Dando continuidade ao post anterior sobre os 4 pilares de conhecimento para quem busca se tornar ou conhecer o perfil do profissional de Áudio na área de Games, falamos primeiro dos Conhecimentos Musicais envolvidos. Hoje, falaremos sobre as habilidades de Produção de Áudio.

1. Fundamentos do Áudio

O que é?

Os Fundamentos do Áudio compreende o estudo sobre conceitos de Acústica, o comportamento de uma onda sonora propagando-se em um ambiente, entre diversos outros conceitos.

Por que é importante?

Esse estudo é importante para se entender melhor a natureza do som e como ele se comporta em um ambiente, refletindo em como podemos melhorar o nosso ambiente de trabalho e adquirir uma melhor qualidade na captação de som, anulando ambiências e outros sons indesejados.

Referências:

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“Sólon do Valle – Manual Prático de Acústica”

2. Gravação

O que é?

Estudo de conceitos, técnicas e ferramentas (equipamentos) que envolvem a captação do som.

Por que é importante?

Entender a melhor forma de captar o som com maior qualidade e quais equipamentos (tipos de microfone, interfaces de áudio etc) são realmente importantes e necessários para o resultado sonoro que se espera, suas aplicações e necessidades, bem como seu orçamento disponível para investir.

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Referências

Huber, David Miles – Modern Recording Techquines

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3. Mixagem e Masterização

O que é?

A Mixagem e Masterização são os processos de finalização dos áudios criados. Essa “finalização” envolve processos como equilíbrio de volume, equalização e outros parâmetros entre os diferentes instrumentos/canais e elementos sonoros criados em uma trilha musical.

Por que é importante?

Seu estudo é fundamental para se buscar uma melhor qualidade final em suas produções, bem como atingir um maior grau de profissionalismo, aproximando-se do padrão de qualidade comercial do mercado.

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Referências: David Gibson – Art of Mixing

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4. Edição Midi

O que é?

A sigla MIDI significa “Musical Instrument Digital Interface”, sendo um protocolo e interface que permite conectar diversos dispositivos como um teclado MIDI, por exemplo, enviando mensagens que controlam parâmetros muscais desde o timbre, como altura de notas, duração/tempo, dinâmica etc. Essas mensagens podem ser gravadas e editadas permitindo por exemplo, controlar a sonoridade de um instrumento pré-gravado (chamados VST´s – instrumentos virtuais) como um violino, “corrigindo erros” de gravação, bem como  controlando suas inflexões (direções de arco, acentuações etc) até atingir uma qualidade final bem interessante.

Por que é importante?

Permite grande flexibilidade de mudança e experimentação de diferentes instrumentos e timbres diversos. Essa flexibilidade torna-se uma indispensável ferramenta para se  produzir mockups (esboço de trilha sonora entregue ao diretor de um filme para aprovação de estética), além de produzir sonoridades como sons orquestrais com uma qualidade impressionante (aliada ao som de uma boa biblioteca de instrumentos virtuais).

Referências:

http://www.askvideo.com/course/orchestration301-midi-orchestra-enhancing-realism

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5. Sound Design

O que é?

Sound Design ou desenho de som é o processo de criação e produção de efeitos sonoros (sons de objetos, ambientes etc) através da captação de áudio (chamado Foley), assim como a edição e transformação desses áudios captados, podendo também serem utilizados bancos de áudio (alternativa à captação de sons).

Por que é importante?

Sound Design é um trabalho fundamental para a produção de áudio para Games, assim como para o Cinema, TV, Animações etc. É uma disciplina fundamental para o profissional de áudio e bem como para o compositor compreender e aplicar sua incorporação no processo criativo de músicas através das chamadas “Paisagens sonoras” (soundscapes).

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Referências: Andy Farnell – Designing Sound 

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6. Implementação de Áudio

O que é?

Faz parte processo de planejamento e criação de um áudio não-linear, denominado Áudio Adaptativo comum no ambiente de produção de jogos eletrônicos, onde a trilha e os efeitos sonoros se adaptam às ações do jogador, através da criação de parâmetros presentes no jogo. Por exemplo, pode ser implementado um áudio em que há uma crescente tensão conforme o jogador se aproxima de um inimigo em potencial. Para execução desses processos são usados softwares denominados Middlewares a exemplo do FMOD Studio e Wwise.

Por que é importante?

Os Games são jogados por dezenas ou centenas de horas pelo jogador. Dito isso, existe a necessidade de se criar um material musical que se adapte em tempo real ao que está acontecendo no jogo, de forma a deixar a ampliar a experiência de imersão do jogador. E não simplesmente repetir continuamente (em loop) uma mesma trilha que se tornaria cansativa rapidamente.

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Referências: Writing Interactive Scores – Michael Sweet 

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Tharcísio Vaz

Compositor para Games e Professor Game Audio na UNEB