CLASSES


GAME AUDIO (UNEB 2024.1)

12/03 - Introdução a Game Audio, Ferramentas e Mercado (artic. com PI3 ou GD4)

19/03 - Intro a Sound Design para Games / Processos Criativos Sound Design para Games / Criação SFX, AMB (criação loops, layers, etc) e Exercício em sala

26/03 - Prática Sound Design / Acomp. Trabalhos Ex. sala / Instruções Seminário I: Sound Design

02/04 - Produção de locuções (VO) - narração, criaturas, etc - e exercício em sala (levar gravador mão, cabo XLR e mic dinâmico SM58)

➤09/04 - Acomp. Produção Áudio Seminário I: Sound Design

➤16/04 - VISITA AO SJEEC 2024 (PALESTRA ÀS 14hs)

➤23/04 - Seminário I: Sound Design dos projetos finais a serem trabalhados (PI3 ou GD4)

➤30/04 - História Game Music

07/05 - Intro a Composição Musical para Games / Processos Criativos Game Music (Teoria Musical e aplicação DAW - Notas, Pauta, Intervalos, Escalas Maiores) / Tema, motivos, melodia, harmonia, contra-melodia, acompanhamento, ritmo, andamento e timbre - atk notas, impacto timbre para identidade musica / Exercícios em sala / Demonstração composição MIDI Roll / Loops DAW

➤14/05 - Prática Composição Musical para Games / Acomp. Trabalhos Ex. sala / Instruções Seminário II: Composição Musical para Games

➤21/05 - Acomp. Produção Áudio Seminário II: Composição Musical para Games

➤28/05 - Seminário II: Composição Musical para Games dos projetos a serem trabalhados

04/06 - Integração de Áudio em Middleware e Implementação de Áudio em Game Engine (Unity) e Ex. integração FMOD

➤11/06 - Acomp. Ex. Integração FMOD e Acomp. Trabalhos Finais

➤14/06 (6a) com PI4 - Seminário III Final (Gameplay com áudios implementados)


CINEMA, GAMES E APLICATIVOS (UNEB 2024.1)

07/03 - Apresentação da disciplina, professor, alunos, cronpograma e avaliações

14/03 - Histórico Indústria Games e Cinema I: Origem, diferentes estéticas (pixel art, polígonos 3D, fotorealismo, etc) e avanços tecnológicos arcades, consoles, aplicativos mobile e cinema

21/03 - Histórico Indústria Games e Cinema II: Estado da Arte, game engines, indústria indie e perspectivas transmídia

11/04 - Metodologia de Análise de Jogos Digitais e Filmes / Instruções Seminário I: Análise de Jogo, Filme ou Mercado

➤18/04 - GREVE

➤25/04 - Mercado de Trabalho de Jogos Digitais e Academia / Acomp. trabs Seminário I (definição de temas e dúvidas)

➤02/05 - Seminário I: Análise de Jogo, Filme ou Mercado/Indústria

➤09/05 - Narratologia X Ludologia e Instruções Seminário II: Análise de Jogo, Filme ou Mercado

➤16/05 - Resenha docs indústria de Games (Indie Game: The Movie) e Acomp. Seminário II: Análise de Jogo, Filme ou Mercado (definição de temas e dúvidas)

➤23/05 - Bate-papo produção para audiovisual e games com Humberto Siciliano

➤30/05 - FERIADO

➤06/06 - Experiência do jogador: UX, QA e Playtesting

➤13/06 - Acomp. Seminário II: Análise de Jogo, Filme ou Mercado

➤20/06 - Seminário II Final (Análise de Jogo, Filme ou Mercado/Indústria)


SEMINÁRIOS TEMÁTICOS I (UNEB 2024.1)

12/03 - Introdução disciplina (Cronograma, objetivos, avaliações, etc)

19/03 - Definição de Temas, Repositórios, Congressos de Pesquisa (trilhas SB Games, etc), Modelo Fichamento, Formatação ABNT e Instruções Trabalho Fichamento 2 artigos ou 1 Tese

26/03 - Pesquisa doutorado em Game Music e Acompanhamento Dúvidas Trabalho Fichamento 2 artigos ou 1 Tese

➤02/04 - Entrega (por email) Trabalho I: Fichamento 2 artigos ou 1 Tese, Instruções Trabalho 2: Resumo Artigo 1 página e apresentação modelo Fast Track), boas práticas escrita acadêmica e Indústria de Games no Brasil e no mundo

➤09/04 - Acompanhamento escrita Resumo Artigo e Apresentação Fast Track

➤16/04 - VISITA AO SJEEC 2024

➤23/04 - Apresentação Trabalho II: Resumo Artigos (Fast Track máximo 5 min por aluno) e entrega Resumo 1 página (por email)

➤30/04 - Mercado de Trabalho de Jogos Digitais e Academia e Instruções Seminário Acadêmico (escrita artigo 4 a 7 pgs)

➤04/06 - 1ºdia Apresentação FINAL Trabalho III: Seminário Acadêmico e Entrega Artigo (por email)

➤11/06 - 2ºdia Apresentação FINAL Trabalho III: Seminário Acadêmico


MUSIC DESIGN (UNEB 2023.2)

➤07/10 - Apresentação e Proposta da Disciplina, Conceito Music Design, importância e aplicações

➤14/10 - Introdução a Análise Musical para Games e Music Design Document (MDD)

➤21/10 - Análise de Jogos (FPS X Puzzle) e instruções avaliação Seminário em Análise Musical para Games *GJ+?

➤28/10 - Acompanhamento trabalhos GJ+

➤04/11 - Avaliação I: Seminários em Análise Musical para Games

➤11/11 - Teoria Musical aplicada ao DAW

➤17/11 (6a) - Processos Criativos em Música para Games e Acompanhamento Trabalhos de Composição 2

➤25/11 - Integração em middlewares de áudio (FMOD Studio) e Instruções do Seminário em Composição Musical para Games

➤02/12 - Acompanhamento Trabalhos de Composição 3 e Implementação Áudio Unity

➤09/12 - Avaliação II: Seminário de Composição Musical para Games


PROTOTIPAGEM PARA JOGOS (UNEB 2023.2)

➤24/08 - Apresentação Disciplina (Metodologia, Avaliações, etc), Alunos (XP Jogos e Expectativa disciplina) e Prof. (Vaz)

➤31/08 - Noções básicas sobre desenvolvimento de jogos analógicos (Danilo)

➤06/09 - Metodologias e boas práticas desenvolvimento de jogos analógicos (Danilo)

➤14/09 - *Remarc. aula Prática: Prototipagem I (Pré-Produção Jogo Analógico - discussão de conceitos e planejamento) (Danilo)

➤21/09 - Prática: Prototipagem II (Desenvolvimento) (Danilo)

➤28/09 - Seminário Post Mortem Protótipos 1 (Danilo)

➤05/10 - Seminário Post Mortem Protótipos 1 *continuação (Danilo)

➤12/10 - FERIADO

➤19/10 - Teoria: Ferramentas para Prototipagem (Codeless game engines) e Boas Práticas de Produção de Protótipos de Jogos Digitais (Vaz) *artic. Game Jam+?

➤26/10 - Prática: Prototipagem IV (Definição Conceito, Narrativa, Referências, Mecânicas, Features Principais e Secundárias, Tarefas membros da equipe) (Vaz)

➤02/11 - FERIADO

➤09/11 - Teoria: Metodologias Produção, Prototipagem Áudio (Freesound, loops Bandlab, etc), Prática Prototipagem V (Vaz)

➤16/11 - Acompanhamento Programação (aluno convidado) e Prática dos Protótipos VI (Desenvolvimento) (Vaz)

➤23/11 - Prática dos Protótipos VII (Polimento) e Instruções Seminário Post Mortem Protótipos (Vaz)

➤30/11 - Playtesting dos Protótipos (Vaz)

➤07/12 - Seminário Post Mortem Protótipos 2 (Vaz)


ESTÁGIO SUPERVISIONADO II (UNEB 2023.2)

➤24/08 - Apresentação e Proposta da Disciplina (sistema agendamento), Definições e Documentação de Estágio.

➤31/08 a 30/11 - Acompanhamento Estágios alunos (entrega Docs início / relatórios andamento estágio)

07/12 - Entrega relatórios finais e Encerramento disciplina


PROTOTIPAGEM PARA JOGOS (UNEB 2023.1)

➤22/03 - Apresentação Disciplina (Metodologia, Avaliações, etc), Alunos (XP Jogos e Expectativa disciplina) e Prof.

➤29/03 - Teoria: Ferramentas para Prototipagem (Codeless game engines) e Boas Práticas de Produção de Protótipos

➤05/04 - Prática: Prototipagem I (Definição Conceito, Narrativa, Referências, Mecânicas, Features Principais e Secundárias, Tarefas membros da equipe)

➤12/04 - Prática: Prototipagem II (Desenvolvimento e Polimento)

➤19/04 - Playtesting dos Protótipos 1 e Instruções Seminário Post Mortem Protótipos 1

➤26/04 - Seminário Post Mortem Protótipos 1

➤03/05 - Teoria: Metodologias Produção, Prototipagem Áudio (Freesound, loops Bandlab, etc), Tema Protótipo 2 e definição de equipes (Dupla até 4 pessoas)

➤10/05 - Prática: Prototipagem III (Definição Conceito, Narrativa, Referências, Mecânicas, Features Principais e Secundárias, Tarefas membros da equipe)

➤17/05 - Prática: Prototipagem IV (Desenvolvimento e Polimento)

➤24/05 - Playtesting dos Protótipos 2

➤31/05 - Seminário Post Mortem Protótipos 2

➤07/06 - Prática: Prototipagem VI (Apresentação e Desenvolvimento Projeto Práticas Integradas I)

➤08/06 - (ONLINE) Prática: Prototipagem VII (Desenvolvimento e Polimento)

➤14/06 - Playtesting dos Projetos de Práticas Integradas I

➤21/06 - Seminário Post Mortem Projetos de Práticas Integradas I


GAME E CULTURA (UNEB 2023.1)

➤22/03 - Apresentação Disciplina (Metodologia, Avaliações, etc), Alunos (XP Jogos e Expectativa disciplina) e Prof.

➤29/03 - Breve Histórico dos Jogos Eletrônicos

➤05/04 - Conceito Jogo, Círculo Mágico, Jogos Analógicos (Tabuleiro, Livro-Jogo, RPG de mesa, Jogo de Cartas alla Magic) e Jogos Digitais 

➤19/04 - Narratologia VS Ludologia (Conceito e exemplos jogos) e Instruções Seminário Teoria (Escolha tópico Game Studies e exemplos aplicação)

➤26/04 - Aspectos de gameplay: Jogos e sistemas, Regras, Puzzles, Mecânicas de jogo, Narrativa e Interface

➤03/05 - Seminário I: Teoria 

10/05 - Seminário I: Teoria

➤17/05 - Mercado de Trabalho Jogos Digitais e Academia

➤24/05 - Metodologias de Análise aplicadas aos Jogos eletrônicos e Instruções Seminário Análise

➤31/05 - Jogos de Progressão, Jogos de Emergência e Jogos e aspectos da cultura: Mobile games, Jogos locativos, Jogos e transmídia, E-Sports, Machinima, Cosplay LARP e RPG

➤07/06 - Seminário II: Análise

➤14/06 - UX (User Experience), QA, Playtesting e Instruções Seminário Acadêmico

➤15/06? - (ONLINE) Acompanhamento: Dúvidas Escrita e Apresentação 

➤21/06 - Seminário III: Seminário Acadêmico


ESTÁGIO SUPERVISIONADO II (UNEB 2023.1)

➤22/03 - Apresentação e Proposta da Disciplina (sistema agendamento), Definições e Documentação de Estágio.

➤29/03 a 28/06 - Acompanhamento Estágios alunos (entrega Docs início / relatórios andamento estágio)

➤04/07 - Entrega relatórios finais e Encerramento disciplina


TCC (UNEB 2022.2)

27/08 - Apresentação da disciplina, regimento, cronograma, pitch ideias (cont. trabalho Seminários Temáticos?)

10/09 - Introdução do trabalho (Contextualização, Pergunta de Pesquisa, Objetivos e Justificativa) *“Do que se trata e Por quê é importante?”

➤24/09 - Fundamentação e Referenciais Teóricos *“Com base em quê?”

08/10 - Metodologia *“Como?” (foi feita a coleta informações/experimentos etc)

➤22/10 - Discussão dos Resultados Experimentais

➤29/10 - Conclusões e Referências Bibliográficas

➤19/11 - Entrega da versão final do TCC

➤03/12 a 17/12 - Defesas TCC


ESTÁGIO SUPERVISIONADO I/II (UNEB 2022.2)

➤27/08 - Apresentação e Proposta da Disciplina (sistema agendamento), Definições e Documentação de Estágio.

➤03/09 a 26/11 - Acompanhamento Estágios alunos (entrega Docs início / relatórios andamento estágio)

➤03/12 - Entrega relatórios finais e Encerramento disciplina


ESTÁGIO DOCENTE ORIENTADO - COMPOSIÇÃO III (UFBA 2022.1)

➤09/03

  • Semana de Acolhimento UFBA

➤16/03

  • Sobre a tese

  • Introdução a Composição Musical para Games

  • Apresentação da Proposta de Trabalho para os alunos 

➤23/03

  • Equipamentos para Produção de Áudio para Games

  • Introdução ao Mercado Game Audio

➤30/03

  • Breve Panorama Histórico da Música para Games

➤06/04

  • Music Design

  • Instruções Avaliação 1: Seminários Análise Composição para Games e escolha de jogo para análise

➤13/04  

  • Conceitos de Cognição Musical e Imersão nos jogos eletrônicos 

  • Funções Música Audiovisual (Cinema e Games)

  • Música e Emoção

  • Trabalho 1: Apresentação andamento análise e dúvidas

➤20/04 

  • Metodologias de Análise Musical para Games

  • Trabalho 2: Apresentação andamento análise e dúvidas

➤27/04

  • Trabalho 3: Apresentação prévia análise

➤04/05

  • Avaliação 1: Seminários Análise Composição para Games (Music Design)

➤11/05 

  • Processos criativos em composição musical para Games (etapas, abordagens e exemplos)

  • Trabalho 4: composição trecho da peça

➤18/05

  • Produção musical em Digital Audio Workstation: Visão geral

  • Acompanhamento composições

  • Trabalho 5: composição trecho da peça 

➤25/05

  • Visão geral do middleware FMOD Studio

  • Demonstração de Processos Composicionais no FMOD Studio

  • Acompanhamento composições

  • Trabalho 6: preparar composição para entrega final com partitura + áudio exportado no formato/trechos para implementação 

➤01/06 

  • Integração das composições no middleware FMOD Studio

  • Acompanhamento composições

➤08/06 

  • Visão geral da game engine Unity 3d 

  • Implementação das composições na game engine Unity 3d (Integração FMOD/Unity)

➤15/06

  • User Experience (UX) e Neurociência aplicada aos jogos digitais 

  • Metodologias de playtest (critérios, aparelhos de medição e relação com conceitos de imersão) 

➤29/06

Avaliação 2: Seminário Processos Criativos: Apresentação das Composições e Gameplay

➤06/07

  • Entrega dos trabalhos finais

  • Encerramento da disciplina

*A ser agendado em 2022.2

  • Playtest 1 BCI com jogadores compositores da EMUS

  • Avaliação 3: Entrega Relatório Playtesting (entrega online)

*A ser agendado em 2022.2

  • Apresentação dados coletados (UFBA e UNEB) e Discussão dos resultados finais


SEMINÁRIOS TEMÁTICOS II (UNEB 2022.1)

➤14/03 - Apres. Cronograma, Proposta Disciplina/Avaliações e Atualização Trabalhos *manterão ou mudarão tema? (Vaz e Danilo)

➤21/03 - Metodologias para pesquisa de referências: repositórios etc (Danilo)  

➤28/03 - Modelo, Metodologias e Ferramentas para Fichamento: Mendeley etc (Vaz)

➤04/04 - Formato Resumo Expandido X Artigos Short Paper e Full Paper, Normas e Prazos SBGames (Danilo)

➤11/04 - Instruções do Trabalho de Fichamento de artigo ou capítulo de livro (Vaz)

➤18/04 - Acompanhamento trabalhos Fichamento I (Danilo)

➤25/04 - Acompanhamento trabalhos Fichamento II (Vaz)

➤02/05 - Acompanhamento trabalhos Fichamento III (Danilo)

➤09/05 - Seminário I: Apresentação dos trabalhos de Fichamento (Vaz e Danilo)

➤16/05 - Instruções trabalho Seminário II: Apresentação final dos Artigos - Prévia SBGames (Vaz)

➤23/05 - Acompanhamento escrita artigo I (Danilo)

➤30/05 - Acompanhamento escrita artigo II (Vaz)

➤06/06 - Acompanhamento escrita artigo III (Danilo)

➤13/06 - Seminário II: Apresentação da escrita final do artigo (Vaz e Danilo)

➤20/06 - Encerramento da disciplina e comentários sobre a escrita dos artigos (com comprovação do envio dos artigos)


ESTÁGIO SUPERVISIONADO I (UNEB 2022.1)

➤15/03 - Apresentação e Proposta da Disciplina

➤22/03 - Definições e Documentação de Estágio

➤29/03 a 14/06 - Acompanhamento Estágios alunos (entrega Docs início / relatórios andamento estágio)

➤21/06 - Entrega relatórios finais e Encerramento disciplina


GAME PRODUCtion - (UNEB 2022.1)

➤14/03 - INTRODUÇÃO DA DISCIPLINA

➤21/03 – MÓDULO 1: CADEIA PRODUTIVA DA INDÚSTRIA DE JOGOS E O PAPEL DO GAME PRODUCER

➤28/03 - Revisão MÓDULO I e MÓDULO 2: PRÉ-PRODUÇÃO DOS PROJETOS FINAIS DA DISCIPLINA: PLANO DE NEGÓCIO, PLANO DE PROJETO E CRONOGRAMA DE PRODUÇÃO

➤04/04 - GDD

➤11/04 - Levantamento de demandas do Projeto e Listagem de Tarefas

➤18/04 - Cronograma de Produção

➤25/04 - ATIVIDADE: The Game Project Survival Test e Instruções Avaliação 1

➤02/05 - AVALIAÇÃO 1 (Planejamento de Pré-Produção: Plano de Negócio, GDD e Cronograma de Produção)

➤09/05 - MÓDULO 3: FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE TEMPO E DISCUSSÕES SOBRE PRODUTIVIDADE

➤16/05 - Acompanhamento de Produção do Projeto 1

➤23/05 - Acompanhamento de Produção do Projeto 1 e Instruções Avaliação 2

➤30/05 - AVALIAÇÃO 2 (Acompanhamento de Produção - Relatório oral e escrito/slides)

➤06/06 - Acompanhamento de Produção do Projeto 2

➤13/06 - Acompanhamento de Produção do Projeto 3 e Instruções Avaliação 3 (Post Mortem)

20/06 - AVALIAÇÃO 3 (Pós-Produção e Post Mortem do Projeto)


PRODUÇÃO MUSICAL COM RECURSOS AUDIOVISUAIS (UCSAL 2022.1)

➤15/02 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

➤22/02 – TRILHAS SONORAS PARA AUDIOVISUAL: TV, CINEMA, ANIMAÇÃO E GAMES (Processos Criativos, equipamentos e particularidades)

➤08/03 (PRESENCIAL) - PRODUÇÃO MUSICAL PARA VÍDEO-CLIPES: Processos Criativos, equipamentos e particularidades e Pré-Produção (Discussão de possibilidades dos projetos finais da disciplina.

➤15/03 – SOUND DESIGN PARA AUDIOVISUAL: TV, CINEMA, ANIMAÇÃO E GAMES (Processos Criativos, equipamentos e particularidades) e Instruções Avaliação Seminários em Tecnologia Musical

➤22/03 (PRESENCIAL) - Atualização Cronograma / Instruções Avaliação Seminários em Tecnologia Musical / Definições Trabalhos Vídeo-clipes e Trilhas Sonoras (durações, escolhas trechos etc)

➤29/03 - AVALIAÇÃO I: Seminários em Tecnologia Musical

➤05/04 - Demonstração Composição e Gravação no BandLab (uso teclado computador para MIDI) / Instruções Trab. Pré-Produção

➤12/04 - AVALIAÇÃO II: PRÉ-PRODUÇÃO DOS PROJETOS FINAIS

19/04 - Processos Criativos em Trilha Sonora

➤26/04 - Gravação e Edição de Vídeo (iluminação e demonstração gravação e edição de vídeo)

➤03/05 - Instruções Seminário Produção

➤10/05 - AVALIAÇÃO III: PRODUÇÃO DOS PROJETOS FINAIS

➤17/05 - Atividade I: Entrega Parcial dos Trabalhos / Instruções Trabalho Final (Pós-Produção)

➤24/05 - Avaliação Integradora

➤31/05 - Talk com Pablo Moreno sobre Gravação de Áudio e Vídeo (recomendações e demonstrações)

➤07/06 - Apresentação Prévia (equipes TCC próxima semana) e Talk com Edvaldo RAW sobre Direção e Gravação de Vídeo (recomendações e demonstrações)

➤14/06 - AVALIAÇÃO IV: PÓS-PRODUÇÃO DOS PROJETOS FINAIS


TCC (UNEB 2021.2)

24/08 - Apresentação da disciplina, regimento, cronograma, pitch ideias TCC alunos e Metodologia Científica

31/08 - Entrega Introdução do trabalho

14/09 - Fundamentação e Referenciais Teóricos

➤28/09 - Capítulo com o Projeto Base (Metodologia)

➤19/10 - Discussão dos Resultados Experimentais

➤26/10 - Conclusões e Referências Bibliográficas

➤19/11 - Entrega versão final TCC

➤01/12 - Defesas TCC


SEMINÁRIOS TEMÁTICOS I (UNEB 2021.2)

09/08 - Acolhimento e Introdução disciplina (Danilo e Vaz)

16/08 - Definição de Temas e Repositórios de Pesquisa (Vaz)

23/08 - Estado da Arte / Regras ABNT etc (Danilo)

30/08 - Estado da arte da pesquisa de Game Audio no Brasil e mundo (Vaz)

➤06/09 - Apresentação de artigos e estrutura do Resumo Expandido (Danilo)

13/09 - Congressos na área de Games e modelos de apresentação (Vaz)

➤20/09 - Entrega Preliminar da Introdução dos Trabalhos (Danilo)

➤27/09 - Acompanhamento dos Trabalhos I (Vaz)

➤04/10 - Elaboração de Webnários e Apresentação de “Conclusões e Referências” na escrita (Danilo)

➤11/10 - Acompanhamento dos Trabalhos II *Feedback Escrita Metodologia (Vaz)

➤18/10 - Acompanhamento dos Trabalhos III (Danilo)

➤25/10 - Apresentação 1º Webnário Interno (Vaz)

01/11 - FERIADO

08/11 - Acompanhamento dos Trabalhos V (Vaz)

15/11 - FERIADO

➤22/11 - Acompanhamento dos Trabalhos VI (Danilo)

➤29/11 - Apresentação FINAL Webnário online e aberto a comunidade (Danilo e Vaz)


GAME AUDIO (UNEB 2021.2)

16/08 - Introdução a Game Audio, Ferramentas e Mercado

23/08 - História Game Music

06/09 - Music Design / Modelo GAD / Instruções Avaliação I (Music Design)

13/09 - Processos Criativos Música para Games / Teoria Musical I (Notas, Pauta, Intervalos, Escalas Maiores, Acidentes, Claves e Noteflight)

➤20/09 - Teoria Musical II (Ritmo, Figuras, Exemplos Partituras, Noteflight e Midi Roll)

➤27/09 - Seminário I: Music Design dos projetos a serem trabalhados

➤04/10 - Demonstração composição MIDI Roll/Loops DAW / Atualização andamento trabalhos Práticas Integradas III

11/10 - Intro a Sound Design para Games / Instruções Avaliação II (Sound Design)

18/10 - Processos Criativos Sound Design para Games / Criação SFX, AMB e VO (Exemplos VO Breu e Bandlab)

➤25/10 - Seminário II: Sound Design dos projetos a serem trabalhados

01/11 - FERIADO

08/11 - Acomp. Trabalhos Finais I e Instruções Trabalho Final

15/11 - FERIADO

22/11 - Integração de Áudio em Middleware e Implementação de Áudio em Game Engine (Unity)

29/11 - Acomp. Trabalhos Finais II

➤06/12 - Seminário III Final (Gameplay com áudios implementados)


NOVAS TECNOLOGIAS APLICADAS À MÚSICA - (UCSAL 2021.2)

17/08 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E ALUNOS

24/08 - Teoria Básica do Áudio

31/08 - Equipamentos e Softwares e Visão geral Bandlab (interface e funções)

14/09 - Mercado da Música e Tecnologia

21/09 - Instruções Seminários em Tecnologia Musical (Definição de equipes e Escolha de Temas) (aula assíncrona / pré-gravada)

➤28/09 - AVALIAÇÃO I: Seminários em Tecnologia Musical

➤05/10 - Instruções Audio StoryTelling e Avaliação Pré-Produção / DAW Bandlab (Demo Audio Story Telling) *e escolha de temas

19/10 - AVALIAÇÃO II: Pré-Produção

26/10 - Sound Design e Composição MIDI (Demonstração Trabalho Story Telling)

➤09/11 - Acompanhamento trabalhos de Produção e Instruções Seminário Produção

➤16/11 - AVALIAÇÃO III: Produção

➤23/11 - Integradora

30/11 - Mixagem de Áudio (Demonstração de Projetos), Parâmetros Trabalho Final (Pós-Produção) e Acompanhamento trabalhos de Produção

30/11*Aula Extra marcada - Dúvidas e Acompanhamento Trabalho Final

➤07/12 - AVALIAÇÃO IV (Pós-Produção)


PRODUÇÃO MUSICAL COM RECURSOS AUDIOVISUAIS (UCSAL 2021.2)

➤17/08 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

➤24/08 – TRILHAS SONORAS PARA AUDIOVISUAL: TV, CINEMA, ANIMAÇÃO E GAMES (Processos Criativos, equipamentos e particularidades)

➤31/08 - SOUND DESIGN PARA AUDIOVISUAL: TV, CINEMA, ANIMAÇÃO E GAMES (Processos Criativos, equipamentos e particularidades)

➤14/09 – PRODUÇÃO MUSICAL PARA VÍDEO-CLIPES: Processos Criativos, equipamentos e particularidades e PRÁTICA 1: Pré-Produção (Discussão de possibilidades dos projetos finais da disciplina.

➤21/09 - Instruções Avaliação Seminários em Tecnologia Musical *aula assíncrona / pré-gravada

➤28/09 - AVALIAÇÃO I: Seminários em Tecnologia Musical

➤05/10 - Acomp. Trabalhos 1 / Instruções Trab. Pré-Produção

➤19/10 - AVALIAÇÃO II: PRÉ-PRODUÇÃO DOS PROJETOS FINAIS

26/10 - Aula Humberto Sicliano sobre Gravação e Edição de Vídeo (recomendações)

➤09/11 - Acomp. Trabalhos 3 e Instruções Seminário Produção

➤16/11 - AVALIAÇÃO III: PRODUÇÃO DOS PROJETOS FINAIS

23/11 - Integradora

➤30/11 - Acomp. Trabalhos 4 e Instruções Trabalho Final (Pós-Produção)

➤07/12 - Acomp. Trabalhos 5

➤14/12 - AVALIAÇÃO IV: PÓS-PRODUÇÃO DOS PROJETOS FINAIS


ESTRUTURAÇÃO MUSICAL III - (UCSAL 2021.2)

17/08 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA e Início CAP.5: Princípios Conduções de Vozes > Kostka p.65-71

24/08 - Movimento Paralelo > Kostka p.72-77 > Lieberman p.19 e Intervalos (Aum, dim) e inversões > Kostka p.18-21

31/08 - Encadeamentos em Posição Fundamental (CAP. 6) > Kostka p.79-87

14/09 - Âmbitos Instrumentais, Transposições e Noções Orquestração (Famílias / Leitura Peças Grade IMSLP) > Kostka p.88-90 *Definir Repertório e Parâmetros para Aval. 1 (Análise)

➤21/09 - AVALIAÇÃO I: Entrega Trabalhos Análise

28/10 - Revisão CAP. 5 e 6 > Ditados Melódico e Harmônico

➤05/10 - AVALIAÇÃO II Escrita (Cap.5 e 6 Kostka)

19/10 - Progressão Harmônica (CAP. 7) > Kostka p.91-99

26/10 - Diferenças no Modo Menor > Kostka p.99-106

09/11 - Explicação Avaliação Seminários e Definição Temas e Equipes (sugerir temas)

➤16/11 - AVALIAÇÃO III: Seminários em Teoria Musical

23/11 - Tríades em Primeira Inversão (CAP. 8) > Kostka p.107-112

30/11 - Parâmetros Trabalho Final (Comp. Baixo Cifrado em DAW)

07/12 - Acomp. Trabalho Final (Comp. Baixo Cifrado em DAW)

➤14/12 - Entrega Trabalho Final (Avaliação IV: Comp. Baixo Cifrado em DAW)


MUSIC DESIGN (UNEB 2021.1)

12/03 - Apresentação e Proposta da Disciplina

19/03 - Conceito Music Design, importância e aplicações

26/03 - Teoria Musical aplicada ao DAW e orientações avaliação Seminário em Composição Musical para Games

02/04 - FERIADO 

09/04 - Introdução a Análise Musical para Games

➤16/04 - Análise de Jogos (FPS X Puzzle) e instruções avaliação Seminário em Análise Musical para Games

➤23/04 - Avaliação I: Seminários em Análise Musical para Games

➤30/04 - Processos Criativos em Música para Games e Acompanhamento Trabalhos de Composição 1

➤14/05 - Acompanhamento Trabalhos de Composição 2

➤21/05 - Acompanhamento Trabalhos de Composição 3 e Instruções do Seminário em Composição Musical para Games

➤11/06 - Avaliação II: Seminário de Composição Musical para Games


PRÁTICAS INTEGRADAS II (UNEB 2021.1)

12/03 - Apresentação [VAZ & FILIPE]

19/03 - Visão geral da Produção de Jogos [VAZ]

26/03 - Métodos e Ferramentas de Gestão [FIO]

02/04 - FERIADO

09/04 - Pré Produção [FIO]

16/04 - Métodos e Ferramentas de Gestão [VAZ]

23/04 - Produção [VAZ]

30/04 - Desenvolvimento - Encontros semanais para updates e dúvidas [FIO]

07/05 - Desenvolvimento - Encontros semanais para updates e dúvidas [VAZ]

14/05 - Desenvolvimento - Encontros semanais para updates e dúvidas [FIO]

21/05 - Desenvolvimento - Encontros semanais para updates e dúvidas [VAZ]

28/05 - Entrega Preliminar [VAZ & FILIPE]

04/06 - Desenvolvimento (Encontros semanais para dúvidas) [FIO]

11/06 - Desenvolvimento (Encontros semanais para dúvidas) [VAZ]

18/06 - BANCA FINAL [VAZ & FILIPE]


novas tecnologias aplicadas à música - (UCSAL 2021.1)

(Matutino/Noturno)

24/02 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E ALUNOS

03/03 - Teoria Básica do Áudio

10/03 - Equipamentos e Softwares

17/03 - Mercado da Música e Tecnologia

24/03 - Instruções Seminários em Tecnologia Musical (Definição de equipes e Escolha de Temas) e Visão geral Bandlab (interface e funções)

➤31/03 - AVALIAÇÃO I: Seminários em Tecnologia Musical

➤07/04 - Instruções Audio StoryTelling (Prod. Trilha para Turma Matutino) e Trabalho Pré-Produção // DAW Bandlab (Demo Audio Story Telling) *e escolha de temas

14/04 - AVALIAÇÃO II: Pré-Produção

21/04 - Feriado Tiradentes

28/04 - Sound Design e Composição MIDI (Demonstração Trabalho Story Telling - Noturno) // Aula Live Processos Criativos Música para Audiovisual (Turma Matutino)

➤05/05 - Ferramentas para ensino de música online

➤12/05 - Acompanhamento trabalhos de Produção e Instruções Seminário Produção

➤19/05 - AVALIAÇÃO III: Produção

26/05 - Mixagem de Áudio (Demonstração de Projetos) e Acompanhamento trabalhos de Produção

02/06 - Parâmetros Trabalho Final (Pós-Produção) e Acompanhamento trabalhos de Produção

09/06 - Dúvidas e Acompanhamento Trabalho Final

➤16/06 - AVALIAÇÃO IV (Pós-Produção)


ESTRUTURAÇÃO MUSICAL III - (UCSAL 2021.1)

(Matutino/Noturno)

23/02 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA e Início CAP.5: Princípios Conduções de Vozes > Kostka p.65-71

02/03 - Movimento Paralelo > Kostka p.72-77 > Lieberman p.19 e Intervalos (Aum, dim) e inversões > Kostka p.18-21

09/03 - Encadeamentos em Posição Fundamental (CAP. 6) > Kostka p.79-87

16/03 - Âmbitos Instrumentais, Transposições e Noções Orquestração (Famílias / Leitura Peças Grade IMSLP) > Kostka p.88-90 *Definir Repertório e Parâmetros para Aval. 1 (Análise)

23/03 - Acompanhamento Trabalhos Análise (Aval. 1)

➤30/03 - AVALIAÇÃO I: Entrega Trabalhos Análise

06/04 - Revisão CAP. 5 e 6 > Ditados Melódico e Harmônico

➤13/04 - AVALIAÇÃO II Escrita (Cap.5 e 6 Kostka)

20/04 - Progressão Harmônica (CAP. 7) > Kostka p.91-99

27/04 - Diferenças no Modo Menor > Kostka p.99-106

➤04/05 - Revisão CAP. 7

11/05 - Explicação Avaliação Seminários e Definição Temas e Equipes (sugerir temas)

➤18/05 - AVALIAÇÃO III: Seminários em Teoria Musical

25/05 - Avaliação Integradora

01/06 - Tríades em Primeira Inversão (CAP. 8) > Kostka p.107-112

08/06 - Parâmetros Trabalho Final (Comp. Baixo Cifrado em DAW)

➤15/06 - Acompanhamento Trabalho Final

➤18/06 - Entrega Trabalho Final (Avaliação IV: Comp. Baixo Cifrado em DAW)


ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II - (UCSAL 2021.1)

(Matutino)

23/02 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E REVISÃO 1: Pauta, Escalas Maiores e menores, graus da escala e exercícios de Percepção (Lieberman) > Kostka p.3-15

02/03 - REVISÃO 2: Intervalos (M, m, J) > Kostka p.16-18 > Lieberman p.19 e Intervalos (Aum, dim) e inversões > Kostka p.18-21

09/03 - Ritmo, Duração, Andamento, Métrica, Divisão > Kostka p.23-27

16/03 - Compasso Simples e Composto 27-36 > Kostka p.23-26

23/03 - Revisão Cap. 2

➤30/03 - AVALIAÇÃO I (Cap. 1 e 2 Kostka)

06/04 - Explicação Avaliação Seminários e Definição Temas e Equipes (sugerir temas)

➤13/04 - AVALIAÇÃO II (Seminários em Teoria Musical)

20/14 - Tríades > Kostka p.37-39 e Ditado Harmônico (Tríades)

➤27/04 - Tétrades > Kostka p.39-41 e Ditado Harmônico (Tétrades) // Inversão de Acordes

04/05 - Inversão de Acordes e Baixo Cifrado > Kostka p.41-44 > Solfejo grau (arpejos com inversões) // Cifra Popular > Kostka p.44-51

➤11/05 - Revisão Cap. 3

➤18/05 - AVALIAÇÃO III (Cap.3 Kostka)

25/05 - Avaliação Integradora

01/06 - Escala menor > Tríades Modo Maior e menor > Kostka p.53-59

08/06 - Tétrades Modo Maior e menor > Kostka p.59-63 > Instruções Trabalho Final (Análise Harmônica) e Escolha Peças

15/06 - Dúvidas e Acompanhamento Trabalho Final

➤18/06 - Entrega Trabalho Final AVALIAÇÃO IV (Análise Harmônica) *Entrega até horário aula


PRÁTICAS INTEGRADAS II (UNEB 2020)

13/11 - Etapas e Ciclos de Desenvolvimento de um Projeto (Vaz)

20/11 - Métodos de Gestão em Desenvolvimento (Filipe)

27/11 -Papéis dentro de uma equipe de desenvolvimento - AAA vs Indie (Vaz)

04/12 - Planejamento do jogo Pt 1 (Filipe)

11/12 - Planejamento do jogo Pt 2 (Vaz e Filipe)

18/12 - Finalização e Apresentação (Vaz e Filipe)


MUSIC DESIGN (UNEB 2020)

09/11 - Apresentação, Proposta da Disciplina e Conceito Music Design

16/11 - Metod. Análise Música para Games (aplic. Jogos FPS e Puzzle) *longplays/jogando/com som e sem som (análise reversa)

23/11 - Metod. Análise Música para Games (aplic. Jogos FPS e Puzzle) *longplays/jogando/com som e sem som (análise reversa) 

30/11 - Introdução a Trilha Sonora para Games (Cinema VS Games, Áudio Dinâmico etc)  

07/12 - Ferramentas para a Produção de Game Audio (Equipamentos e Softwares) 

14/12 - Demonstração de Processos Criativos em Projetos de Trilha Sonora para Games (DAW + FMOD)


novas tecnologias aplicadas à música - (UCSAL 2020.2)

(Matutino/Noturno)

11/08 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E ALUNOS

18/08 - Teoria Básica do Áudio

25/08 - Equipamentos e Softwares

01/09 - DAW Bandlab (Demo Audio Story Telling) // Instruções Avaliação I (Glossário)

➤08/09 - Dúvidas trabalho Glossário AVALIAÇÃO I (Entrega Online) // Mercado do Áudio

15/09 - Instruções Avaliação 2: Pré Produção

➤22/09 - AVALIAÇÃO II (Pré-Produção)

➤29/09 - Acompanhamento trabalhos de Produção

06/10 - Ferramentas para ensino de música online

➤13/10 - Sound Design e Composição MIDI // Acompanhamento trabalhos de Produção

20/10 - SEMOC

➤27/10 - Acompanhamento trabalhos de Produção

➤03/11 - Acompanhamento trabalhos de Produção

➤10/11 - AVALIAÇÃO III (Produção)

17/11 - Mixagem de Áudio (Demonstração de Projetos)

24/11 - Parâmetros Trab Final (Pós-Produção) e Acompanhamento trabalhos de Produção

01/12 - Mesa Redonda sobre Música e Mercado, Dúvidas e Acompanhamento Trabalho Final

➤08/12 - AVALIAÇÃO IV (Pós-Produção)


ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II - (UCSAL 2020.2)

(Matutino/Noturno)

11/08 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E REVISÃO 1: Pauta, Escalas Maiores e menores, graus da escala e exercícios de Percepção (Lieberman) > Kostka p.3-15 > Lieberman p.18 (Solfejo grau)

18/08 - REVISÃO 2: Intervalos (M, m, J) > Kostka p.16-18 > Lieberman p.19 e Intervalos (Aum, dim) e inversões > Kostka p.18-21 > Lieberman p.19 e 24

25/08 - REVISÃO 3: Intervalos

01/09 - Ritmo, Duração, Andamento, Métrica, Divisão > Kostka p.23-27 > Lieberman p.36

08/09 - Compasso Simples e Composto 27-36 > Kostka p.23-26 > Lieberman p.25 (Solfejo pauta) / Revisão Cap. 2

➤15/09 - AVALIAÇÃO I (Cap.2 Kostka)

22/09 - Tríades > Kostka p.37-39 > Lieberman p.47 (Solfejo pauta) e Ditado Harmônico (Tríades)

29/09 - Tétrades > Kostka p.39-41 e Ditado Harmônico (Tétrades) // Inversão de Acordes

➤06/10 - AVALIAÇÃO II (Glossário) *Instruções e entrega online

➤13/10 - Inversão de Acordes e Baixo Cifrado > Kostka p.41-44 > Solfejo grau (arpejos com inversões) e Ditado Harmônico (acordes com inversões) // Cifra Popular > Kostka p.44-51 e Revisão Cap. 3

20/10 - SEMOC

➤27/10 - Revisão Cap. 3

➤03/11 - AVALIAÇÃO III (Cap.3 Kostka)

10/11 - Escala menor > Tríades Modo Maior e menor > Kostka p.53-59

17/11 - Tétrades Modo Maior e menor > Kostka p.59-63 > Parâmetros Trabalho Final

24/11 - Instruções Trabalho Final (Análise Harmônica), Exemplos, Escolha Peça e Dúvidas

01/12 - Dúvidas e Acompanhamento Trabalho Final

➤08/12 - Acompanhamento e Entrega Trabalho Final AVALIAÇÃO IV (Análise Harmônica)


ESTRUTURAÇÃO MUSICAL III - (UCSAL 2020.2)

(Matutino/Noturno)

11/08 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E Início CAP.5: Princípios Conduções de Vozes > Kostka p.65-71 > Lieberman p.18 (Solfejo grau)

18/08 - REVISÃO 2 (CAP.5): Movimento Paralelo > Kostka p.72-77 > Lieberman p.19 e Intervalos (Aum, dim) e inversões > Kostka p.18-21 > Lieberman p.19 e 24

25/08 - Encadeamentos em Posição Fundamental (CAP. 6) > Kostka p.79-87

01/09 - Âmbitos Instrumentais, Transposições e Noções Orquestração (Famílias / Leitura Peças Grade IMSLP) > Kostka p.88-90 *Definir Repertório e Parâmetros para Aval. 1 (Análise)

08/08 - Acompanhamento Trabalhos Análise (Aval. 1) > Lieberman p.36

➤15/09 - AVALIAÇÃO I: Entrega Trabalhos Análise > Lieberman p.25 (Solfejo pauta)

22/09 - Revisão CAP. 5 e 6 > Ditados Melódico e Harmônico

➤29/09 - AVALIAÇÃO II Escrita (Cap.5 e 6 Kostka)

➤06/10 - AVALIAÇÃO III: Glossário (Entrega online)

13/10 - Progressão Harmônica (CAP. 7) > Kostka p.91-99 > Solfejo grau (arpejos com inversões) e Ditado Harmônico (acordes com inversões)

20/10 - SEMOC

27/10 - Diferenças no Modo Menor > Kostka p.99-106 > Solfejo por grau acompanhado por acordes piano

03/11 - Revisão CAP. 7

10/11 - Tríades em Primeira Inversão (CAP. 8) > Kostka p.107-112

17/11 - Encadeamentos com tríades em Primeira Inversão > > Parâmetros Trabalho Final (Comp. Baixo Cifrado em DAW)

24/11 - Acompanhamento Trabalho Final

➤01/12 - Acompanhamento Trabalho Final

➤08/12 - Entrega Trabalho Final (Avaliação IV: Comp. Baixo Cifrado em DAW)


ESTRUTURAÇÃO MUSICAL III - (UCSAL 2020.1)

(Matutino/Noturno)

11/02 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E REVISÃO 1 (CAP.5): Princípios Conduções de Vozes > Kostka p.65-71 > Lieberman p.18 (Solfejo grau)

18/02 - REVISÃO 2 (CAP.5): Movimento Paralelo > Kostka p.72-77 > Lieberman p.19 e Intervalos (Aum, dim) e inversões > Kostka p.18-21 > Lieberman p.19 e 24 *Definir Repertório e Parâmetros para Aval. 1 (Análise)

03/03 - Acompanhamento Trabalhos Análise (Aval. 1) > Lieberman p.36

➤10/03 - AVALIAÇÃO I: Entrega Trabalhos Análise > Lieberman p.25 (Solfejo pauta)

17/03 - Encadeamentos em Posição Fundamental (CAP. 6) > Kostka p.79-87

24/03 - Âmbitos Instrumentais, Transposições e Noções Orquestração (Famílias / Leitura Peças Grade IMSLP) > Kostka p.88-90

31/03 - Revisão CAP. 5 e 6 > Ditados Melódico e Harmônico

➤07/04 - AVALIAÇÃO II Escrita (Cap.5 e 6 Kostka)

14/04 - Progressão Harmônica (CAP. 7) > Kostka p.91-99 > Solfejo grau (arpejos com inversões) e Ditado Harmônico (acordes com inversões)

28/04 - Diferenças no Modo Menor > Kostka p.99-106 > Solfejo por grau acompanhado por acordes piano

05/05 - Revisão CAP. 7 *Definir Repertório e Parâmetros para Aval. 3 (Análise 2)

➤12/05 - Acompanhamento Trabalhos Análise (Aval. 3) > Lieberman p.36

➤19/05 - AVALIAÇÃO III: Entrega Trabalhos Análise > Lieberman p.93 e 98 (graus e pauta)

02/06 - Tríades em Primeira Inversão (CAP. 8) > Kostka p.107-112 > Parâmetros Trabalho Final

09/06 - Encadeamentos com tríades em Primeira Inversão > Dúvidas e Acompanhamento Trabalho Final

16/06 - Acompanhamento Trabalho Final

➤23/06 - Entrega Trabalho Final


PRODUÇÃO MUSICAL COM RECURSOS AUDIOVISUAIS (UCSAL 2020.1) *Estudo dirigido

➤13/02 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA e Discussões Possibilidades

➤05/03 – TRILHAS SONORAS PARA AUDIOVISUAL: TV, CINEMA, ANIMAÇÃO E GAMES (Processos Criativos, equipamentos e particularidades)

➤19/03 - Atividade apresentação alunos

➤02/04 – PRODUÇÃO MUSICAL PARA VÍDEO-CLIPES: Processos Criativos, equipamentos e particularidades. Atividade: Definição parâmetros trabalho final para Apres. Seminários Pré-Produção

➤16/04 - AVALIAÇÃO 1: PRÉ-PRODUÇÃO DOS PROJETOS FINAIS

➤14/05 - AVALIAÇÃO 2: PRODUÇÃO DOS PROJETOS FINAIS

➤18/06 - AVALIAÇÃO 3: PÓS-PRODUÇÃO DOS PROJETOS FINAIS


ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II - (UCSAL 2020.1)

(Matutino/Noturno)

11/02 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E REVISÃO 1: Pauta, Escalas Maiores e menores, graus da escala e exercícios de Percepção (Lieberman) > Kostka p.3-15 > Lieberman p.18 (Solfejo grau)

18/02 - REVISÃO 2: Intervalos (M, m, J) > Kostka p.16-18 > Lieberman p.19 e Intervalos (Aum, dim) e inversões > Kostka p.18-21 > Lieberman p.19 e 24

03/03 - Ritmo, Duração, Andamento, Métrica, Divisão > Kostka p.23-27 > Lieberman p.36

10/03 - Compasso Simples e Composto 27-36 > Kostka p.23-26 > Lieberman p.25 (Solfejo pauta)

17/03 - Revisão Geral > Lieberman p.47 (Solfejo pauta)

24/03 - Tríades > Kostka p.37-39 > Lieberman p.47 (Solfejo pauta) e Ditado Harmônico (Tríades)

31/03 - Revisão Cap. 2 e > Lieberman p.46, 52 (Solfejo pauta)

➤07/04 - AVALIAÇÃO 1 (Cap.2 Kostka)

14/04 - Tétrades > Kostka p.39-41 e Ditado Harmônico (Tétrades) // Inversão de Acordes

➤28/04 - Inversão de Acordes e Baixo Cifrado > Kostka p.41-44 > Solfejo grau (arpejos com inversões) e Ditado Harmônico (acordes com inversões)

05/05 - Cifra Popular > Kostka p.44-51 e Revisão Cap. 3

➤12/05 - AVALIAÇÃO 2 (Cap.3 Kostka)

19/05 - Escala menor > Kostka p.53-55 > Lieberman p.93 e 98 (graus e pauta)

02/06 - Tríades Modo Maior e menor > Kostka p.53-59 > Parâmetros Trabalho Final

09/06 - Tétrades Modo Maior e menor > Kostka p.59-63 e > Escolha Peça/Termos Dúvidas e Acompanhamento Trabalho Final

16/06 - Acompanhamento Trabalho Final

➤23/06 - Entrega Trabalho Final


MUSIC DESIGN (UNEB 2019.2)

➤21/10 - Apresentação, Proposta da Disciplina e Conceito Music Design

➤04/11 - Cognição Musical e Imersão 

➤11/11 - Metod. Análise Música para Games (aplic. Jogos FPS e Puzzle) e Análise jogos MMO e Platformer 

➤25/11 - Análise jogos RPG (action/turno), Estratégia (RTS/turno) e Escolha Projeto para trabalhar, ferramentas de análise e produção

09/12 - Avaliação I: Seminário Pré-Produção e COMPOSIÇÃO

RECESSO :)

➤27/01 - COMPOSIÇÃO

➤10/02 - Apresentação Proposta Análise Trilha

➤02/03 - Tirar dúvidas trabalhos análise

➤16/03 - Seminários Análise (Apresentação Final) 


SOUND DESIGN E FOLEY (UNEB 2019.2)

➤21/10 - Apresentação, Proposta da Disciplina e Conceitos Sound Design e Foley

➤04/11 - Tipos de Efeitos Sonoros e Princípios do Áudio (Frequências, Equalização etc)  

➤11/11 - Tipos de Microfones, Gravadores e Equipamentos de áudio E Captação de Áudio / Experimentos (Audio Storytelling)

➤25/11 - Edição de Áudio em DAW (Reaper) E Escolha Projeto Jogo (TCC/Template) para trabalhar / planejamento de logística de produção 

09/12 - Avaliação I: Seminário Pré-Produção E Captação e Edição dos Áudios em DAW

RECESSO :)

➤27/01 - Captação e Edição dos Áudios em DAW

➤10/02 - Apresentação prévia Audio StoryTelling e início edição no BandLab

➤02/03 - Edição, mixagem e dúvidas

➤16/03 - Apresentação Final


ESTÁGIO SUPERVISIONADO I/II (UNEB 2019.2)

➤24/10 - Apresentação e Proposta da Disciplina

➤31/10 - Definições e Documentação de Estágio

➤07/11 a 19/12 - Acomp. e visitas Estágios alunos (entrega Docs início / relatórios andamento)

RECESSO :)

➤30/01 a 05/03 - Acomp. e visitas Estágio Alunos

➤12/03 - Entrega relatórios finais e Encerramento disciplina


PRODUÇÃO MUSICAL COM RECURSOS AUDIOVISUAIS (UCSAL 2019.2)

➤07/08 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA

➤14/08 – TRILHAS SONORAS PARA AUDIOVISUAL: TV, CINEMA, ANIMAÇÃO E GAMES (Processos Criativos, equipamentos e particularidades)

➤21/08 - SOUND DESIGN PARA AUDIOVISUAL: TV, CINEMA, ANIMAÇÃO E GAMES (Processos Criativos, equipamentos e particularidades)

➤28/08 – PRODUÇÃO MUSICAL PARA VÍDEO-CLIPES: Processos Criativos, equipamentos e particularidades. *Separar músicas e vídeos que usarão pra trabalhar para mostrar próxima aula.

➤04/09 - PRÁTICA 1: Pré-Produção (Discussão de possibilidades dos projetos finais da disciplina. *Apresentar possibilidades dos projetos finais da disciplina. E DAW online (fazer Storytelling no BandLab)

➤11/09 - AVALIAÇÃO 1: PRÉ-PRODUÇÃO DOS PROJETOS FINAIS

➤18/09 - DAW 1: Visão Geral Cakewalk by Bandlab

➤25/09 - PRÁTICA 2: Gravação de Áudio 1

02/10 - PRÁTICA 3: Gravação de Áudio 2

➤09/10 - PRÁTICA 4: Gravação de Áudio 3

16/10 - PRÁTICA 5: Gravação de Vídeo 1

23/10 - PRÁTICA 6: Gravação de Vídeo 2

30/10 - PRÁTICA 7: Edição e Mixagem de Áudio

➤06/11 - (AVALIAÇÃO INTEGRADORA)

➤13/11 - AVALIAÇÃO 2: PRODUÇÃO DOS PROJETOS FINAIS

➤20/11 - EDITOR DE VÍDEO 1: Ferramentas de Edição de Vídeo no Lightworks (ou software escolhido pelos alunos)

27/11 - PRÁTICA 8: Edição de Vídeo 1

04/12 - PRÁTICA 9: Edição de Vídeo 2 (Export Final)

➤11/12 - AVALIAÇÃO 3: PÓS-PRODUÇÃO DOS PROJETOS FINAIS


ESTRUTURAÇÃO MUSICAL II - (UCSAL 2019.2)

(Matutino/Noturno)

07/08 - APRESENTAÇÃO DA DISCIPLINA E REVISÃO 1: Pauta, Escalas Maiores e menores, graus da escala e exercícios de Percepção (Lieberman) > Kostka p.3-15 > Lieberman p.18 (Solfejo grau)

14/08 - REVISÃO 2: Intervalos (M, m, J) > Kostka p.16-18 > Lieberman p.19

21/08 - REVISÃO 3: Intervalos (Aum, dim) e inversões > Kostka p.18-21 > Lieberman p.19 e 24

28/08 - Ritmo, Duração, Andamento, Métrica, Divisão > Kostka p.23-27 > Lieberman p.36

04/09 - Compasso Simples e Composto 27-36 > Kostka p.23-26 > Lieberman p.25 (Solfejo pauta)

11/09 - Revisão Geral > Lieberman p.47 (Solfejo pauta)

➤18/09 - AVALIAÇÃO 1 (Cap.2 Kostka)

25/09 - Tríades > Kostka p.37-39 > Lieberman p.47 (Solfejo pauta) e Ditado Harmônico (Tríades)

02/10 - Tétrades > Kostka p.39-41 > Lieberman p.46, 52 (Solfejo pauta) e Ditado Harmônico (Tétrades)

09/10 - Inversão de Acordes e Baixo Cifrado > Kostka p.41-44 > Solfejo grau (arpejos com inversões) e Ditado Harmônico (acordes com inversões)

16/10 - Cifra Popular, Análise Harmônica Repertório Disciplinas (Instrumento Violão/Piano) > Kostka p.44-51 > Solfejo por grau acompanhado por acordes piano

23/10 - Revisão Geral

➤30/10 - AVALIAÇÃO 2 (Cap.3 Kostka)

06/11 - Escala menor > Kostka p.53-55 > Lieberman p.93 e 98 (graus e pauta)

13/11 - Tríades Modo Maior e menor > Kostka p.53-59 e Análise Canção Popular > Percepção: Ditado Harmônico (Cadências)

20/11 - Tétrades Modo Maior e menor > Kostka p.59-63 e Análise Canção Popular > Percepção: Ditado Harmônico (Cadências)

27/11 - Princípios da Condução de Vozes I > Kostka p.65-77

04/12 - Princípios da Condução de Vozes II e Revisão > Kostka p.65-77

➤11/12 - AVALIAÇÃO 3 (Cap. 4 e 5 Kostka)


GAME PRODUCtion - (UNEB 2019.1)

➤22/06 - MÓDULO 1: CADEIA PRODUTIVA DA INDÚSTRIA DE JOGOS E O PAPEL DO GAME PRODUCER

➤05/07 – Revisão MÓDULO I e MÓDULO 2: PRÉ-PRODUÇÃO DOS PROJETOS FINAIS DA DISCIPLINA: PLANO DE NEGÓCIO, PLANO DE PROJETO E CRONOGRAMA DE PRODUÇÃO

➤19/07 - GDD

➤26/07 - Levantamento de demandas do Projeto e Listagem de Tarefas

➤02/08 - Cronograma de Produção

➤09/08 - ATIVIDADE: The Game Project Survival Test

➤12/08 - AVALIAÇÃO 1 (Planejamento de Pré-Produção: Plano de Negócio, GDD e Cronograma de Produção)

➤16/08 - MÓDULO 3: FERRAMENTAS DE GERENCIAMENTO DE TEMPO E DISCUSSÕES SOBRE PRODUTIVIDADE

➤23/08 - Acompanhamento de Produção do Projeto 1

➤30/09 - Acompanhamento de Produção do Projeto 2

➤02/09 - Acompanhamento de Produção do Projeto 3

➤13/09 - Acompanhamento de Produção do Projeto 4

20/09 - AVALIAÇÃO 2 (Acompanhamento de Produção - Relatório oral e escrito/slides)


GAME AUDIO - (UNEB 2018.2)

➤17/08 - Apresentação Disciplina e História Game Music

➤24/08 – História Game Music e Introdução a Produção de Áudio para Games

➤31/08 - Análise de Projetos e Pré-Produção

07/09 FERIADO  1a reposição: 06/09 (5a - 16 às 18hs) - SFX

➤14/09 – Produção SFX

➤2a reposição: 19/09 (4a) Produção SFX e Gravação de locuções

➤21/09 - Trilhas Sonoras

➤28/09 - Produção de Trilhas Sonoras

05/10 - 1o turno eleições

12/10 FERIADO 

➤18/10 (5a) - Finalização de Áudio (Mixagem e Masterização) e orientações Projetos Storytelling

➤19/10 - Apresentação SEMINÁRIO 1: Pré-Produção

➤25/10 (5a) - Produção do Projeto Final

➤26/10 - Preparação UNEB para 2o turno

02/11 FERIADO   

➤09/11 – Implementação em Middleware de Áudio (Introdução ao FMOD Studio)

➤14/11 (4a às 15:10hs) - Implementação de Projetos no FMOD Studio

➤16/11 (6a às 9hs) – VISITA AO TVAZ STUDIO (3a reposição)

➤22/11 (5a) – Produção do Projeto Final

➤23/11 - Produção do Projeto Final

➤30/11 - Implementação de áudio em Game Engine (Unity 5)

➤07/12 - Implementação dos Projetos em sala

➤12/12 (4a) - Apresentação SEMINÁRIO 2: Produção e Pós-Produção